quinta-feira, 2 de julho de 2015

Capitulo XXIX - Vida Esportiva

Publicado no JORNAL de ITATIBA no dia 03/02/2012

Capitulo XXIX – Massimo Speciari – Continuação: O jogo continuou equilibrado com o São Caetano forçando mais no ataque comandados por “Meia Noite” que ao final do primeiro tempo conseguiu o empate num escanteio, gol marcado de cabeça por um zagueiro do Cerâmica, a defesa deles o mais baixinho tinha quase um metro e oitenta, com este resultado de um a um terminou o 1º tempo.
2º tempo: O segundo tempo continuou equilibrado em que ambas as equipes perderam grandes chances de gol, mas o Cerâmica São Caetano teve mais sorte, porque num bate e rebate na nossa área o centroavante deles meteu um bico na bola e fez o 2º gol quase no fim do jogo, o Itatiba então foi todo para a frente e quase empatou jogo, mas o tempo restante era curto e a partida terminou 2 x 1 para os visitantes,  apesar da derrota o Itatiba E.C. mostrou um bom futebol na estreia na 3ª Divisão de Profissionais da F.P.F. tanto, que os diretores do Cerâmica São Caetano gostaram do time do Itatiba que terminada a fase de classificação em primeiro lugar da tabela, combinaram com o Vicente Guimarães e Basílio Pistoni um amistoso aqui em Itatiba, mas desta vez não ganharam e nem perderam, o jogo terminou em 0 x0.
O time da estreia: Rogério; Massimo – H. Borella; Ayrton Giannini – João Cavallaro e Tico-Tico; Mosquito – Nenê Berti – Alvacir Ricardo – Mané Massaretti e Totó. Goleiro reserva Carlito Polessi.
O Itatiba E.C. não se abalou com a derrota diante da Cerâmica do São Caetano da estreia sabendo que tínhamos enfrentado de igual para igual um time de categoria, pelo que eu lembro foi a única derrota dentro da nossa casa naquele ano de 1960, ganhamos do Ituano 5 x 1 com quatro gols de Ni  quinho, do São Bernardo de 1 x 0, da Saltense 4 x0, do Ypiranga de 1 x 0 gol de Wilson Martini, este jogo não joguei por estar gripado, ganhamos do Corinthians de Santo André por 2 x 1, Gran São João de Limeira 3 x 3, do Floresta de Osasco 1 x 0, do Lapeaninho São Paulo 2 x 0, aqui em Itatiba 1 x 1 Wolksvagem, fora de casa Itatiba 0 x 1 Wolksvagem. Empatamos com o São Bernardo 0 x 0, empatamos com o Lapeaninho 1 x 1 gol olímpico de Totó, ganhamos do Gran São João de Limeira 1 x 0, perdemos do Cerâmica São Caetano 3 x 0 (mais tarde vou contar via crucis que fizemos para chegar no campo do Cerâmica). Empatamos com o Corinthians de Santo André 0 x 0, perdemos para o Ypiranga de Jundiaí 2 x 0, empatamos com o Floresta de Osasco 0 x0, empatamos com o Saltense 0 x 0, Perdemos do Ituano 4 x 2 com dois gols contra, um meu e outro do H. Borella, acidente!!
Por ser o primeiro ano que o Itatiba E.C disputava a 3ª divisão de Profissionais F.P.F. até que foi bem, porque nosso grupo tinha raposas velhas como Lapeaninho, São Bernardo, Ituano, Saltense e o Cerâmica São Caetano bancado pela própria fábrica, enquanto o Itatiba E.C. contava com apoio total dos jogadores, e tocava para frente só com a rendas dos jogos e dos poucos sócios que tinha.
E as indústrias e o comércio onde estavam??? Os únicos que colaboravam de verdade com o Itatiba E.C. eram a empresa de ônibus Massareti que fornecia o ônibus de graça contanto que fosse pilotado pelo Sr. Luiz Inocente Massaretti, senão nada feito. E não posso esquecer do Hotel Itatiba dos irmãos Palma, Adelino na cozinha que fazia aquele bife a parmegiana campeão da região, do Alexandre no bar que fazia para nós de fora aquela caipirinha inigualável, e o Miro Palma (o Mirão) fanático até o ultimo fio de cabelo do Itatiba E.C..
O Mirão era uma pessoa simples sempre calmo de fala macia, que  se transformava em uma fera nos jogos do Itatiba E.C.. Mirão era o gerente do Hotel Itatiba e dava toda assistência possível para com os jogadores de fora, estadia, café da manhã, almoço e janta quando algum jogador pedia. O mais comilão de todos adivinha quem era? Acertou, era o Alvacir Ricardo, também com aquele baita corpo. Pois bem o Mirão Palma que era o gerente do Hotel Itatiba, nunca cobrou um centavo sequer, dos jogadores e nem do Itatiba E.C. time do coração dele que era rubro-negro, que Deus o tenha.
No próximo capitulo a continuação. Abaixo, foto da equipe do Itatiba E.C. em 1962 quando enfrentou amistosamente o Paulista F.C. de Jundiaí, empatando por 1 x 1.

E/D – em pé – Tico-Tico, Lelo Bedani, Nenê Berti, Massimo, Borela, Isso Scaglia e José Boa. Abaixados – Olivar Alegre, Ayrton Giannini, Alvacir Ricardo, Edgar e Zeca do Paraiso.


ITATIBA - SP - Jardim da Basílica de Nossa Senhora do Belém.
Três jogadores do Itatiba E.C. antes de um jogo pela 3ª div. que ia ser disputado a tarde - 1.963.
E/D - Alvacir Ricardo - Massimo Speciari e Armando Zampolli

JUNDIAÍ - SP - 3ª Div. de profissionais C.A. Ypiranga 0 x 0 Itatiba E.C. - 1.962.
Em Pé - E/D - Tico Tico - Massimo Speciari - Umberto Borella - Berega - João Leone e Ailton Geannini.
Agachados - E/D - Mosquito - Armando Zampolli - Mané Massaretti - Joãozinho Pinto - Totô Bergamin.

ITATIBA - SP - 3ª Div. - Jogo de Campeonato - Itatiba E.C. 4 x 1 Ituano F.C. - Com três gols de Niquinho - O goleiro do Ituano era o famoso Mão de Onça - 1.961
Em Pé - E/D - João Cavallaro - Massimo Speciari - Lelo Bedani - Francisco Ordine - Tico Tico e Ailton Geanini.
Agachados - E/D - Niquinho - Mané Massaretti - Marcos - Euripedes e Manolita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário